ORTODONTIA
Através de aparelhos removíveis ou fixos corrige a posição dos dentes e ossos da face. Podemos classificar em três tipos: preventiva, interceptativa e corretiva.
A ortodontia preventiva é focada nos problemas que podem aparecer nas crianças durante o desenvolvimento ósseo, o ortodontista atua eliminando os hábitos nocivos que poderão causar maloclusões, como sucção de dedo, lábio ou chupeta, postura incorreta de língua, respiração bucal, e alterações na fala.
A ortodontia interceptativa trata as crianças e os adolescentes com problemas nas bases ósseas e dentes antes deles se instalarem por completo, nesta fase o profissional pode direcionar o crescimento e corrigir a maloclusão.



A ortodontia corretiva trata um problema já estabelecido, seja em adolescentes ou em adultos, atua corrigindo posições dentárias em pacientes sem crescimento.
Após o correto diagnóstico com base em exames de imagem, radiografias e escaneamentos 3D, anamnese e exames clínicos, o ortodontista irá decidir qual será a conduta e qual será o plano de tratamento adequado.
Os benefícios de um tratamento ortodôntico vão muito além de um sorriso bonito e harmônico, há melhora na mastigação, os dentes alinhados são mais fáceis de higienizar, melhor distribuição das cargas mastigatórias e consequentemente diminuição dos desgastes dentários.